“As tarefas e atividades estavam relacionadas com a temática da emergência climática.”
A Associação Kokoro acolheu a semana de mobilidade de professores e alunos no âmbito do projeto Erasmus+ – Game as Focus. Professores e alunos da Dinamarca e do País de Gales participaram nesta semana de mobilidade com o objetivo de testar recursos de aprendizagem baseados em jogos e de experienciar a cultura portuguesa em primeira mão. Foi uma semana dedicada aos mais novos, repleta de partilha de experiências, jogos e muita brincadeira!
Dia #1 Criar novos mundos mais sustentáveis através da arte
As atividades do primeiro dia decorreram na Casa da Imagem onde os participantes foram divididos em grupos aleatórios e convidados a criar novos mundos e os seres que neles habitam. Com recurso a técnicas artísticas, muitas tintas, pincéis e cartolinas, os participantes construíram um mural em conjunto, dividido em diferentes habitats (céu/ar, terra, água) onde colocaram os seres por eles criados. Como cada ser detinha diferentes superpoderes e fraquezas, seguiu-se uma discussão em grupo sobre como os diferentes seres se podiam entreajudar para tornar o seu mundo mais sustentável. Foi um dia em que a criatividade foi explorada em pleno, o que foi visível nas roupas dos participantes que no final da atividade estavam cobertas de tintas (à base de água, claro! Que a sustentabilidade é uma das minhas preocupações).
Dia #2 Visita ao Museu do Futebol Clube do Porto e tarde de jogos no parque de São Roque
A manhã começou com uma visita ao Museu do Futebol Clube do Porto, já que a semana tem como um dos seus objetivos a aprendizagem baseada em jogos, achei boa ideia dar a conhecer de perto o Jogo (futebol) que move multidões, para além do clube ser um dos símbolos da cidade do Porto. A tarde foi passada no parque de São Roque, onde os participantes tiveram o desafio ‘Missão Kokoro’, que consistiu numa série de atividades e pequenas tarefas que tiveram de cumprir em equipas e no menor tempo possível. As tarefas e atividades estavam relacionadas com a temática da emergência climática e, para além de terem de recolher o lixo que encontrassem ao longo do percurso, ainda tiveram de criar poemas, tirar fotografias com elementos da natureza, fazer vídeos criativos e criar uma música em conjunto. Foi uma tarde muito bem passada na natureza, e pelo que ouvi dos meus novos amigos, muito divertida, apesar do calor que se fazia sentir.
Dia #3 Passeio no Parque da Cidade da Póvoa de Varzim e visita ao Colégio de Amorim
O dia começou com um passeio livre no Parque da Cidade da Póvoa de Varzim onde os meus amigos puderam brincar no parque infantil, passear pelo parque e conhecer os seus habitantes locais e o belo lago no local. A tarde foi passada no Colégio de Amorim e começou com um almoço típico dos piqueniques portugueses que teve de ser nas instalações do colégio devido ao mau tempo. O grupo foi depois dividido em dois e assistiu a uma aula de português e cultura portuguesa onde foram desafiados a responder a algumas perguntas com recurso ao Kahoot, e também conheceram algumas espécies autóctones de algas no laboratório de ciências e qual a sua importância para a saúde do planeta terra uma vez que são a sua principal fonte de produção de oxigénio.
Dia #4 Tempestade Óscar na ‘Festa do Caneco’
Tinha planeado um dia dedicado à cultura portuguesa com jogos e danças tradicionais mas a tempestade Óscar estragou-me os planos. Ainda conseguimos assistir à chegada do desfile de carros antigos e almoçar algumas iguarias típicas das festas populares portuguesas, mas depois do almoço a tempestade intensificou-se e tivemos de regressar a casa mais cedo. Ainda bem que este projeto se dedica ao tema da emergência climática, porque o que assistimos nesta tarde foi uma manifestação clara de fenómenos climáticos extremos.
Dia #5 Viagem de regresso e balanço da semana
O último dia ficou marcado pelo regresso a casa e pela reflexão sobre a semana que vivemos, as novas amizades que fizemos e as muitas competências que desenvolvemos. Espero que os meus novos amigos continuem a agir para combater as alterações climáticas e continuem a desenvolver e jogar jogos que nos permitam refletir sobre o peso das nossas ações no clima.
Esta foi a última aventura no âmbito deste projeto, mas tenho a certeza que todos os que participaram nas mobilidades, tanto professores como alunos, vão continuar a desenvolver boas práticas de aprendizagem baseada em jogos e a combater as alterações climáticas.
Dulce Mente | Educadora ambivalente, pertinente, mas pouco coerente.