Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos: Testemunhos

“Devíamos incluir ainda mais agentes educativos e chamar mais pessoas da comunidade escolar.”

No âmbito do Projeto e-SER – Recursos digitais para SER (Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos), recolhemos testemunhos dos/as participantes neste programa de formação reforçando a sua importância para uma Educação democrática e inclusiva em Portugal.

Este é o testemunho de Ana Pontes: Investigadora Assistente na Universidade da Maia, com mestrado em Psicologia Escolar e da Educação.

Como nasceu o seu interesse em participar no curso ‘Formação Base Hora de SER: Capacitar para Implementar no pré-escolar e 1º ciclo’, promovido pela APAV?

Eu tive conhecimento desta formação através de uma docente que trabalha comigo, que me explicou os objetivos da formação, a questão do desenvolvimento socioemocional, e como é uma das áreas que mais me interesso e que pretendo estudar no futuro, fiquei logo interessada em participar.

Na sua perceção, qual a recetividade da comunidade educativa para este curso?

Acho que é muito positiva porque não aprendemos só sobre o desenvolvimento socioemocional, acabamos também por abordar o papel das artes, a utilização de materiais para criar novas atividades e interessou-me muito esta última sessão sobre o desenvolvimento e o desenho de projetos. Foi muito interessante, e especificamente para o meu curso de base que é Psicologia e não tanto ligado à educação.

No caso específico da sua atividade profissional, qual a mais valia que retira da participação neste curso de formação?

Este curso tem uma particularidade, que não encontrei noutros que também fiz na área do desenvolvimento socioemocional, que é focar-se em temas que às vezes são difíceis por exemplo, o tema da violência nem sempre é tocado noutras formações que já frequentei e, portanto, para mim foi uma mais valia. E a questão de desenvolvimento de projetos não acho que seja tão bem explicado nos outros cursos. No fundo, a equipa formadora promoveu que pensássemos nisso e não costuma ser feito assim, por norma apresentam o projeto e não conseguimos perceber muito bem o que está por trás e nesta formação conseguimos perceber esse lado.

Qual a sua opinião sobre a continuidade deste curso e alargamento ao público de pré-escolar, através do Projeto e-SER – Recursos digitais para SER (Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos)?

Acho que é fundamental, é uma abordagem correta no sentido em que quanto mais cedo atuarmos nestas problemáticas ou temas melhor. Concordo a 100% com este alargamento e acho que devíamos incluir ainda mais agentes educativos e chamar mais pessoas da comunidade escolar; da minha experiência, não só docentes e psicólogos, mas ainda mais pessoas para que estejam alerta sobre os temas que abordamos.

O Projeto e-SER – Recursos Digitais para Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos é co-financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, suportado pelos países financiadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Saiba mais sobre este projeto e programa de formação aqui.

Veja também:

Siga-nos
© 2025 Associação Sem Fins Lucrativos Kokoro