fbpx

Vamos à luta?

“Pela valorização do estatuto docente em Portugal.”

Num ano marcado pela luta dos professores portugueses, urge sublinhar a extrema relevância e importância do seu papel na sociedade portuguesa, embora o mesmo continue a não ser devidamente valorizado. Os professores desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento, no desenvolvimento integral dos seus alunos e, consequentemente, na formação de cidadãos autónomos e responsáveis. Para além da transmissão dos conteúdos curriculares, o seu papel cumpre-se no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais dos seus alunos.

Os professores são responsáveis por proporcionar uma educação de qualidade, garantindo que os seus alunos adquiram os conhecimentos necessários para a sua formação académica e profissional. Pautam o seu trabalho pelo planeamento e implementação de estratégias de ensino que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, têm o papel de acompanhar o progresso dos seus alunos, identificar as suas necessidades e oferecer suporte individualizado quando necessário.

Além dos aspetos académicos, os professores têm também um papel fundamental na formação do sistema de valores dos seus alunos, promovendo a cidadania, os princípios éticos e morais, estimulando o respeito mútuo, a tolerância, a empatia e a cooperação. Os professores ajudam os alunos a desenvolver competências sociais e emocionais, que contribuem para a sua formação como cidadãos responsáveis e participativos na sociedade.

Os professores desempenham um papel de mediadores no processo de aprendizagem, incentivando a curiosidade, a autonomia e a busca pelo conhecimento através da criação de um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante, onde os alunos se sentem motivados a explorar, questionar e aprender. Atuando como modelos, os professores também atuam inspirando os alunos a alcançarem o seu potencial máximo e a definirem metas para si próprios.

O seu papel não se finda no ensino dos alunos, também desempenham um papel ativo na construção da comunidade escolar, colaborando com outros profissionais da educação, pais e encarregados de educação, promovendo uma parceria entre a escola e a família. Os professores participam em reuniões, conselhos escolares e atividades extracurriculares, contribuindo para a criação de um ambiente educacional enriquecedor e inclusivo.

Na sociedade portuguesa (como em todas as outras) têm o papel crucial de educar, formar e desenvolver os jovens, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo sempre em mudança. São agentes de transformação social, capazes de influenciar positivamente a vida dos alunos e contribuir para o progresso e desenvolvimento do país como um todo. O seu trabalho é de um valor inestimável, sendo necessário reconhecer, valorizar e apoiar os professores para que possam desempenhar plenamente o seu papel na sociedade.

Vamos à luta?

Ana Silveira | Vice-Presidente da Associação Kokoro. Licenciada em Psicologia e dedicada a projetos de educação inclusiva.

Veja também:

Follow us
© 2024 Associação Sem Fins Lucrativos Kokoro