fbpx

Neurociência na Educação

“Desenhar atividades de aprendizagem baseadas na ciência da aprendizagem e em práticas baseadas na evidência.”

A Neurociência na Educação promove a transferência de resultados de investigação sobre mecanismos neurais de aprendizagem para a prática educativa, apoiando os professores com conhecimento e métodos para ensinar os seus alunos de forma eficaz, aumentando o seu desempenho na aprendizagem. Este campo da educação procura informar os professores para desenharem atividades de aprendizagem baseadas na ciência da aprendizagem e em práticas baseadas na evidência com demonstrada eficácia na educação e realização escolar dos alunos.

Reconhecendo a ausência de programas de desenvolvimento profissional para professores nesta área, o programa Erasmus+ da Comissão Europeia apoiou a criação e implementação do projeto ILLUMINE entre 2020 e 2023.

O projeto ILLUMINE, coordenado pelo grupo de investigação em Tecnologias Interativas e Distribuídas para a Educação (TIDE) do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade Pompeu Fabra (UPF) reuniu professores de educação escolar numa comunidade para explorar e partilhar o uso de estratégias de ensino baseadas em evidências. Esta comunidade proporcionou o desenvolvimento de vários recursos educacionais agora disponíveis em Português e de forma gratuita, estes são:

Toolkit de Desenvolvimento Profissional de Professores ILLUMINE: A toolkit inclui um guia e materiais para desenvolver o curso de desenvolvimento profissional de professores ILLUMINE, com a duração de 20 horas. O curso apresenta aos professores estratégias de ensino baseadas em evidências, como a prática distribuída, a prática de recuperação, a aprendizagem espaçada e a reformulação da perceção sobre o stress; e orienta-os através da conceção de aulas que permitem testar estas estratégias com os seus alunos.

Manual de práticas de ensino baseadas em evidências ILLUMINE: Este manual apresenta aos professores quatro estratégias de ensino baseadas em evidências, alinhadas com a compreensão neurocientífica de como o cérebro aprende. O manual também apresenta estudos de caso sobre o uso das estratégias pelo professor, tecnologias digitais que podem ser utilizadas para implementar as estratégias, publicações científicas relevantes e apresenta os professores à abordagem do professor como investigador – uma abordagem para orientar o seu próprio desenvolvimento profissional.

Plataforma Online de criação e consulta de planos de aula ILLUMINE: Esta tecnologia digital desenvolvida no projeto oferece um espaço online para os professores aprenderem sobre estratégias baseadas em evidências e praticarem o seu uso, através da criação de aulas de investigação. O modelo de criação de planos de aula segue 5 etapas e foi validado pelos 99 professores que já utilizaram, sendo que alguns dos seus planos de aula estão publicados e partilhados na plataforma com a comunidade educativa.

Recursos adicionais de multimédia ILLUMINE: Estão ainda disponíveis posters e vídeos que podem ser utilizados em contexto escolar para introduzir as estratégias baseadas em evidências e promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz com alunos e professores.

A equipa ILLUMINE é constituída por profissionais de educação da Universidade Pompeu Fabra, da Universidade de Belgrado, da Universidade de Tallinn, da Escola Pia Sarrià, da ArchiPLAY e da Associação Kokoro. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.

Veja também:

Siga-nos
© 2024 Associação Sem Fins Lucrativos Kokoro