A abordagem STEAM na educação pré-escolar

Uma abordagem educacional que combina ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

Num mundo cheio de incerteza, com a tecnologia na vanguarda de cada nova mudança na nossa vida, já pensou como será a vida das crianças de hoje daqui a 20 anos? É difícil prever quais as opções de carreira que as crianças podem ter como adultos no futuro próximo, mas uma coisa é certa, competências nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática serão cada vez mais importantes.

É por isso que o ‘Spark the use of STEAM in preschool education’, um projeto de pequena escala (KA210) co-financiado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, desempenha um papel tão importante, tendo como objetivo estabelecer as bases para a adoção e implementação da abordagem STEAM na educação de infância, disponibilizando publicações e atividades relacionadas com a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para educadores de infância e crianças dos 3 a 6 anos.

STEAM é uma abordagem educacional que combina ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Poderá pensar que algumas destas disciplinas serão de difícil compreensão para crianças pequenas, o que de certa forma é verdade, mas as crianças podem envolver-se espontaneamente na aprendizagem STEAM, muitas vezes sem saberem que o estão a fazer.

O mesmo pode ser dito sobre os educadores de infância que frequentemente usam a abordagem STEAM sem reconhecer que a estão a utilizar. A introdução da abordagem STEAM na educação de infância pode construir uma base sólida para a aprendizagem futura. As crianças podem explorar facilmente temas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática através de brincadeiras e jogos. Se ainda acha a abordagem STEAM complexa, lembre-se que a aprendizagem na primeira infância está profundamente ligada ao brincar, à curiosidade, à observação, à exploração e ao questionamento, todos estes aspectos são primordiais para desenvolver competências para a vida futura e são, na realidade, a base da abordagem STEAM. Além disso, ensinar competências relevantes, que prepararão as crianças para se tornarem futuras inovadoras num mundo em constante mudança é crucial, tanto para o seu desenvolvimento, como para o desenvolvimento da sociedade.

O projeto Spark está a desenvolver recursos para os educadores de infância implementarem nos seus contextos educativos, com base em boas práticas e resultados científicos comprovados, que podem ser ajustados aos seus planos de aula. Fazemos o convite para explorar um exemplo do uso da abordagem STEAM na educação de infância, baseado no conto infantil ‘Os três porquinhos’.

Para mais informações e acesso a recursos STEAM, consulte a página do projeto Erasmus+ aqui!

Veja também:

Siga-nos
© 2025 Associação Sem Fins Lucrativos Kokoro