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Mobilidade de Educadores e Alunos na Noruega

“Tempo de convívio com jogos e brincadeiras sem demonstrar o cansaço de um longo dia no Ártico.”

A Associação Kokoro participou na semana de mobilidade de professores e alunos no âmbito do projeto Erasmus+ – Game as a Focus. Professores e alunos de Portugal, da Dinamarca e do País de Gales participaram nesta semana de mobilidade com o objetivo de testar recursos de aprendizagem baseados em jogos e de experienciar a cultura norueguesa, mais especificamente, a cultura do Ártico. Foi uma semana dedicada aos mais novos, repleta de partilha de experiências, de descobertas e de muitas brincadeiras na neve!

Dia #1 Longyearbyen pelos olhos dos alunos da escola mais setentrional do mundo e um passeio noturno invulgar pela costa de Svalbard

Este foi o dia de chegada para a maioria dos participantes na mobilidade, pelo que a equipa da Longyearbyen Skole preparou uma receção do grupo ao final da tarde. Fomos recebidos pela equipa do projeto e por alunos do 5º ano de escolaridade que fizeram apresentações criativas sobre a sua experiência na escola mais setentrional do mundo e as particularidades do seu dia-a-dia em Longyearbyen. Ficamos a conhecer qual a sua pizzaria preferida (a única na cidade!), quais as atividades que mais gostam de fazer nos seus tempos livres e os encontros imediatos que já tiveram com ursos polares, os habitantes mais famosos do arquipélago de Svalbard.

Longyearbyen Skole, Svalbard, Kokoro, 2023.
Passeio à beira-mar, Svalbard, Kokoro, 2023.

O professor Troels Ørsted convidou-nos para um passeio à beira-mar para aproveitarmos a experiência do dia polar, também conhecido como sol da meia-noite, e caminharmos sobre a neve junto à costa como se estivéssemos num cenário de um filme – mas era bem real! O professor Troels Ørsted explicou-nos a necessidade de estar armado, bem como mais uma colega acompanhada por uma cadela de proteção bem simpática, pois poderíamos encontrar um urso polar a fazer o seu passeio diário. No caso de nos cruzarmos com um urso polar, o professor Troels utilizaria primeiro a pistola sinalizadora para o assustar e só em caso de o urso nos confundir com uma refeição poderia utilizar a arma de fogo. Pode parecer estranho para nós mas é uma situação completamente normal em Longyearbyen. Seguiram-se muitas brincadeiras, com direito a bolas de neve e também algumas experiências gastronómicas com provas de neve.

Dia #2 Jogos em sala e brincadeiras na neve na escola de Longyearbyen, visita ao Museu de Svalbard e final de tarde no Centro da Juventude

O dia começou na Longyearbyen Skole, onde os alunos dos vários países foram aleatoriamente organizados em pequenos grupos para fomentar um contacto mais próximo entre todos. Passaram parte da manhã a experimentar os jogos desenvolvidos pelos alunos noruegueses do 5º ano de escolaridade e ainda tiveram tempo para aproveitar o recreio da escola cheio de neve e com direito a experimentar trenós de esponja habitualmente utilizados nos tempos livres da escola.

Longyearbyen Skole, Svalbard, Kokoro, 2023.
Museu de Svalbard, Svalbard, Kokoro, 2023.

A manhã continuou com uma visita ao Museu da Svalbard onde ficamos a conhecer a história do arquipélago, o modo de vida dos habitantes e a fauna local, com especial destaque para o urso polar.

O dia terminou com uma visita ao Longyearbyen Youth Club, o Centro da Juventude local, onde alunos e professores experimentaram jogos no interior e fizeram brincadeiras na neve no exterior. Este Centro é gerido por um grupo de jovens locais e as instalações facilitadas pela governadora de Longyearbyen, permitindo que os mais novos possam usufruir de um espaço confortável e seguro, com jogos e instrumentos musicais, enquanto se iniciam na gestão colaborativa.

Dia #3 Visita ao glaciar (só para alguns!), jogos na escola e evento “noturno” na Casa da Cultura

Mais uma vez o dia começou na Longyearbyen Skole, onde os participantes, alunos e professores, foram divididos em quatro grupos para facilitar a visita ao glaciar e também a visita à escola, esta dinamizada pelos alunos noruegueses e repleta de mais oportunidades para testar jogos. Com muita pena minha, fiquei num dos grupos que por motivos atmosféricos não puderam visitar o glaciar, mas pelo que que ouvi dos meus novos amigos, foi uma experiência única e inesquecível! Infelizmente, será mesmo única porque devido ao aquecimento global prevêem ser impossível visitar este glaciar em 2 anos.

Kulturhuset, Svalbard, Kokoro, 2023.
Kulturhuset, Svalbard, Kokoro, 2023.

O dia terminou na Kulturhuset, a Casa da Cultura que inclui um auditório e uma biblioteca, onde decorreu um evento sobre o projeto Erasmus+ – Game as a Focus com apresentações sobre os resultados do projeto – os jogos! Foi um momento de partilha que permitiu evidenciar as competências que têm vindo a ser trabalhadas como o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. As apresentações foram realizadas pelos professores e pelos alunos, dando o destaque a todos os jogos criados e a todas as aprendizagens, e no final foi garantido mais tempo de convívio com jogos e brincadeiras sem demonstrar o cansaço de um longo dia no Ártico.

Dia #4 Concerto na Casa da Cultura e Dogsledding com cachorros quentes

Mais uma vez, o grupo foi dividido em dois, com um concerto matinal na Kulturhuset onde as estrelas foram os alunos e alunas da Longyearbyen Skole. Tive muita pena de não estar presente mas no mesmo horário estava a dedicar-me ao meu novo desporto favorito – o Dogsledding! Passear pela tundra ártica, a guiar um trenó com quatro cães tão fortes como dóceis, foi de longe a melhor experiência da minha vida e, tenho a certeza, de todos os que participaram na atividade. O passeio terminou com um churrasco com dupla função: descongelar e preparar o nosso almoço. O menu escolhido foi Hotdogs (cachorros-quentes) o que me levou a recordar as palavras de uma das minhas ídolas de adolescência – “And isn’t it ironic, don’t you think? A little too ironic, yeah, I really do think” (Alanis Morissette). Ainda assim, estava delicioso!

Dogsledding, Svalbard, Kokoro, 2023.
Dogsledding, Svalbard, Kokoro, 2023.

Enquanto isso, o outro grupo acompanhava o concerto cujas músicas e interpretação musical tinham sido pensadas a partir de uma história sobre uma menina chamada Aurora. Apenas vi vídeos do concerto, mas acreditem: comprava uma t-shirt do clube de fãs da equipa de professores e alunos da Longyearbyen Skole!

Longyearbyen Youth Club, Svalbard, Kokoro, 2023.
Longyearbyen Youth Club, Svalbard, Kokoro, 2023.

O dia terminou no Longyearbyen Youth Club, onde mais uma vez jogámos jogos, conversamos e planeamos a nossa próxima aventura no Porto. Estes momentos no Centro da Juventude foram muito importantes na criação de laços de amizade entre as crianças e entre os adultos, o que dificultou o regresso a casa mas eternizou um sorriso na cara sempre que penso em Svalbard.

Dia #5 Viagem de regresso, balanço da semana e próximos passos

O último dia e meio da viagem de regresso ficou marcado pela reflexão sobre a experiência inesquecível que vivemos durante a semana, as novas amizades que fizemos e as muitas competências que desenvolvemos, como competências sociais, cognitivas e emocionais, ou a simples competência de conseguir caminhar no gelo sem cair uma única vez! Tivemos muita sorte com o tempo e, apesar do característico frio polar, pudemos passear nos tempos livres e ainda observar a porta de entrada para o Banco Mundial de Sementes com pegadas de urso polar bem próximas.

A próxima aventura será na minha cidade e mal posso esperar por vos dar a conhecer boas práticas de aprendizagem baseada em jogos e de partilhar convosco muitas experiências únicas!

Dulce Mente | Educadora ambivalente, pertinente, mas pouco coerente.

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