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ARTIGO DE OPINIÃO

5 dias em Odense

"Uma semana de partilha de experiências, de aprendizagem intensa e de regresso à infância."

A Associação Kokoro participou na semana de mobilidade de professores no âmbito do projeto Game as Focus. Professores de Portugal, da Dinamarca, da Noruega e do País de Gales participaram numa semana de formação com o objetivo de criar recursos de aprendizagem baseados em jogos, sobre o tema da Emergência Climática. Foi uma semana de partilha de experiências, de aprendizagem intensa e de regresso à infância. Os parceiros dinamarqueses do projeto – UCL – organizaram uma semana onde os participantes foram constantemente desafiados a brincar e a jogar.

Dia #1 O jogo do galo

Quem diria que o jogo do galo poderia sustentar um dia inteiro de formação dinâmica e de trabalho colaborativo? O primeiro dia de formação começou com uma atividade baseada neste jogo que, embora com nomes diferentes, era familiar aos participantes dos vários países.

Todos os participantes, organizados em pares, foram convidados a jogar o tradicional jogo do galo e relembrar as suas regras; seguidamente, foram desafiados a criar um novo jogo com base neste. O passo seguinte consistiu em organizar e baralhar os grupos de trabalho, partindo do novo jogo criado e tendo que criar um novo jogo.

Para além do desenvolvimento de competências de criatividade, resolução de problemas e de trabalho em equipa, esta atividade permitiu criar protótipos de 8 jogos completamente diferentes entre si, tanto no modo de jogo, como nos temas escolhidos e que foram experimentados por todos. O balanço dos participantes foi muito positivo, trabalharam colaborativamente, forneceram e receberam feedback e, quase sem se aperceberem, seguiram os passos do processo de design de jogos com muito sucesso.

Dia #2 Blue-Bot mania

O Makerspace Odense, situado da Biblioteca Municipal de Odense, é um espaço aberto à comunidade, onde os cidadãos podem trabalhar as suas ideias e testá-las. Com foco no trabalho criativo aliado ao uso da tecnologia, foi o espaço escolhido para o segundo dia de formação.

O dia começou com a apresentação do Blue-Bot, um robot que permite a introdução de conceitos básicos de programação a crianças a partir dos 3 anos. O grupo de adultos em formação rapidamente começou a explorar os Blue-Bots com o mesmo entusiasmo que normalmente vemos nos mais novos. Divididos em grupos, o desafio do dia consistiu em desenvolver todo o processo de design de um novo jogo, mas desta vez com a utilização do Blue-Bot. Desde jogos colaborativos a jogos competitivos, mais uma vez o grupo criou jogos variados e que poderiam ser utilizados em contexto escolar como estímulo à aprendizagem de diferentes disciplinas. Alguns dos grupos aproveitaram os protótipos para implementar junto dos seus alunos.

Dia #3 Visita à Escola Skt. Klemens e o bolo Brunsviger

O terceiro dia de formação ficou marcado pela visita à Escola Skt. Klemens onde tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente a aluna que criou o logotipo do projeto Games as Focus. Os alunos foram os anfitriões responsáveis por dar a conhecer os vários espaços da escola, com visitas personalizadas para os participantes na formação. O dia contou ainda com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos para melhorarem os espaços da escola e com mais jogos, desta vez criados pelos alunos, que entusiasticamente jogaram connosco.

A visita terminou com uma discussão em grupo sobre as metodologias de aprendizagem seguidas pela escola, baseadas em projetos e em jogos, acompanhada pelo bolo tradicional Brunsviger, que está presente nas festas em família na Dinamarca.

Dia #4 UCL PlayLab – a brincar também se aprende

O PlayLab da UCL, apoiado pela Fundação Lego, foi o cenário do quarto dia de formação. Devido a um surto de covid na Escola Agedrup, não pudemos fazer a visita inicialmente prevista mas tivemos uma pequena apresentação sobre a metodologia de aprendizagem baseada em projetos seguida pela escola.

A visita aos vários espaços do PlayLab foi o ponto alto do dia, com a explicação detalhada das atividades desenvolvidas neste laboratório de aprendizagem lúdica para professores e para alunos em formação para a docência. As salas do PlayLab são desenhadas para convidar professores e alunos a experimentar situações de aprendizagem lúdicas e, como seria de esperar, os participantes da formação tiveram a oportunidade de experimentar os vários espaços e recursos para trabalhar o processo de desenho de jogos.

Dia #5 Balanço da semana e próximos passos – Adeus Odense, Olá Porto!

O último dia de formação ficou marcado pela entrega de certificados e pela partilha das experiências vivenciadas durante a semana. A próxima mobilidade de professores terá lugar no Porto, em Março do próximo ano. Mal podemos esperar por dar a conhecer boas práticas no Porto no âmbito da aprendizagem, visitando escolas e instituições inovadoras nas suas práticas pedagógicas.

Dulce Mente | Educadora ambivalente, pertinente, mas pouco coerente.

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